sábado, 16 de agosto de 2008

Radiografia panorâmica na Odontologia

Radiografia panorâmica na Odontologia

A radiografia panorâmica foi idealizada nos anos 50 e 60, passando definitivamente a fazer parte dos exames complementares usados em Odontologia já nos anos 70. Apesar disso, esse exame ainda permanece relativamente desconhecido das pessoas que freqüentam os consultórios e serviços públicos de atendimento odontológico.

Estas são as dúvidas mais freqüentes sobre esse exame:

O que é radiografia panorâmica e quais são as suas vantagens?

O exame ortopantomográfico, mais conhecido como radiografia panorâmica, é um exame útil e bastante prático para complementar o exame clínico no diagnóstico das doenças dos dentes (cárie; problema endodôntico e periodontal) e dos ossos da face. Através desse exame, o dentista pode visualizar todos os dentes de uma só vez, inclusive os que ainda não estão erupcionados, ou seja, aqueles dentes que ainda não aparecem na boca.

É um exame indispensável no pré-operatório de exodontia de terceiros molares, mais conhecidos como dentes do ciso, e também extremamente valiosos no planejamento de implantes. Atualmente, a maioria dos dentistas solicita esse exame no início e no controle dos tratamentos odontológicos.

Existe algum perigo quando se realiza a radiografia panorâmica?

Atualmente, com os modernos aparelhos de raios X, a proteção dos aventais de chumbo e os filmes mais sensíveis, esse método é bastante seguro. É um exame de execução rápida e o tempo que o paciente é exposto ao Raio-X é de alguns segundos. Nas mulheres grávidas, optamos por realizá-lo depois do terceiro mês de gestação ou após o parto, dependendo da necessidade do caso e sempre observando as medidas de segurança.

Nas crianças, quando são indicadas as radiografias panorâmicas?

Em Odontopediatria, esse exame tem amplas indicações, tanto na prevenção como no diagnóstico de distúrbios dentais e faciais. A imagem radiográfica possibilitará um planejamento global e seguro pelo especialista ou clínico geral.

A Panorâmica pode dar informações importantes ao odontopediatra, tais como: presença de dentes extranumerários (dentes que excedem o número normal) ou agenesia (falta do germe dentário) e assim prevenir ou atenuar futuros problemas estéticos e/ou relacionados à articulação. O estudo dos ossos na procura por lesões intra-ósseas, como cistos e tumores, também faz parte de uma boa odontologia preventiva.



Ausência do germe dentário do dente permanente

É um exame caro?

Não. Se compararmos os benefícios que ele proporciona, veremos que o preço é acessível para a população. Além disso, esse exame tem cobertura por vários convênios odontológicos e dentro de um critério especifico, ela pode ser autorizada pelo serviço público

Nenhum comentário: